9 de fevereiro de 2009

Sindrome do Peter Pan

A Síndrome de Peter Pan foi aceita em psicologia desde a publicação de um livro escrito em 1983 “The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Never Grown Up” ou "síndrome do homem que nunca cresce", escrito pelo Dr. Dan Kiley.

No entanto não há evidências de que esta síndrome seja uma doença psicológica real, e por isso não está referenciada nos manuais de transtornos mentais.




Psicologia
Esta síndrome caracteriza-se por determinados comportamentos, imaturos em aspectos comportamentais, psicológicos, sexuais ou sociais. Segundo Kiley, rasgos de irresponsabilidade, rebeldia, cólera, narcisismo, dependência, negação ao envelhecimento.

Em outras palavras



Pra começar: quem é Peter Pan?

O personagem é um rapaz que se recusa a crescer e passa a vida tendo aventuras...

A temática da história gira em torno do não crescimento de Peter, que quer ser criança para sempre, afim de evitar as responsabilidades da vida adulta. Não demorou para os psiquiatras batizarem um distúrbio como Síndrome de Peter Pan.

O termo começou a ser adotado pelos especialistas para descrever um adulto que receia os comprometimentos e se recusa a agir conforme sua idade. Quem vive a realidade da síndrome, foge a qualquer adversidade, não tem capacidade de adaptação, não consegue se casar, e se conseguir, torna-se um péssimo pai ou mãe, chegando a abandonar os filhos, não agüentam trânsito nem excesso de trabalho.De acordo com o psicólogo americano Dan Kiley, autor do best seller "A Síndrome de Peter Pan e Dilema de Wendy", o problema surge quando a pessoa se recusa a crescer depois de um tempo e vive num mundo de conto de fadas, como se fosse uma eterna criança, fugindo de responsabilidades, querendo ser mais jovem do que realmente é e curtindo a vida, literalmente, numa boa."A tal da síndrome realmente parece estar na moda. Só olharmos para o lado vemos tipinhos que agem e se vestem como adolescentes, dedicam horas a academia, adiam o casamento, nunca param num emprego e escondem a idade a sete chaves!", afirma a professora de ensino médio Eliana Nunes, que acredita que este mal acomete tanto a homens quanto a mulheres nos tempos de hoje.


Segundo a psicóloga Esther Villa existe uma grande falta de maturidade nessa turma que insiste em viver na Terra do Nunca "Estas pessoas são desequilibradas emocionalmente porque não aceitam aquilo que é real. Aqueles que sofrem da síndrome resistem para não se responsabilizar por atos e geralmente têm vínculos passageiros", afirma Esther.Mas será que este problema é predominantemente masculino? Para a psicóloga atinge na maioria os homens, porém ela alerta para uma outra atitude comum entre as mulheres "O problema da mulher está mais ligado à vaidade. Ela não quer envelhecer. Elas não querem aparentar a idade que têm. E ficam num culto ao corpo sem fim". E completa: "Podemos retardar um pouco o envelhecimento, mas não podemos fugir dele. É inevitável".Se você não faz parte destas estatísticas, então atenção, porque o excesso de mimo com seu filho pode torná-lo um futuro Peter Pan. "Mães que superprotegem os filhos, mimam e os enchem de cuidados não os deixando ter preocupações e problemas estão criando sim futuras vítimas da síndrome de Peter Pan, conclui Esther.Crédito: Cinthia Dalpino


Homem moderno ainda tem Síndrome de Peter Pan

A história provavelmente todo mundo já conhece: o menino que se recusa a crescer e envelhecer e vive no mundo encantado da Terra do Nunca. O psicólogo americano Dan Kiley aproveitou o gancho e na década de 80 escreveu um dos maiores sucessos na linha de livros de auto-ajuda, A Síndrome de Peter Pan .
Mas será que em pleno século XXI o fenômeno ainda é atual? Segundo a psicóloga Silvana Martani, a síndrome é uma doença, uma predisposição de personalidade que o ambiente e a educação podem ou não acelerar. Por ser uma doença, o fato de o homem atual ser mais sensível não acabaria com a síndrome.
De acordo com a psicóloga, esse fenômeno - ou doença - não tem nada a ver com a questão da maturidade que vem antes para as mulheres do que para os homens. "As meninas, por um motivo biológico, tornam-se mulheres mais cedo, mas isso não quer dizer que os homens não serão maduros e responsáveis; eles se tornarão um pouco mais tarde, mas se tornarão um dia", diz.
O problema surge quando alguns deles se negam a crescer depois de um determinado tempo. Segundo ela, "esse tipo de homem prefere não resolver os problemas. Se precisar, ele resolve, mas ele prefere não ter que resolver."
Esse tipo de atitude acaba atrapalhando os relacionamentos. "No começo, ele é o cara legal, o 'cuca fresca', mas depois isso cansa, porque ele age o tempo todo como o garotão babaca, ninguém agüenta", fala a psicóloga.
Uma mãe supreprotetora pode ajudar a desencadear esse comportamento em quem já tem a predisposição. "A educação e a criação são aceleradores do crescimento, mas elas podem atuar como um elemento não facilitador quando são repressoras", diz.
Para o bem ou para o mal, não há quem não conheça um homem que viva na sua Terra do Nunca.

__________________________


Os homens levam mais tempo para amadurecer, isso é fato! Alguns não amadurecem nunca. A síndrome do Peter Pan, é a característica atuante no homem que vive fugindo para terra do nunca, para não viver a realidade. Ele abre mão dela, sempre que possível. O portador de tal síndrome casa-se com a menina quietinha, mas prefere a Sininho, vai viver esse dilema, essa indecisão no decorrer da sua vida. É homem solto. A mulher, sempre vai assumir todas as responsabilidades do cotidiano desse relacionamento. Apaixona-se perdidamente por ele, pelo seu brilho, suas aventuras, suas histórias, mas no amadurecimento do relacionamento, ela avança, e ele nunca muda o seu jeito de ver a vida. Na verdade, ele nem nunca percebe o que se passa.

____________________________
Um exemplo

... essa é a versão masculina da síndrome. É aquele menino que vira homem, mas que só vive o aqui e o agora, só quer aventuras e tem a necessidade de mostrar o seu poder. Por isso, nada impede do "homem Peter Pan" ser bem sucedido, mas ele adora sair e gastar com os prazeres da vida. Para ele, o relacionamento com uma mulher é uma grande brincadeira.

Por ter quase 40 anos e ainda não ter casado e nem filhos, XPTO* é taxado como o cara que não quer compromisso. "Não sou assim. Sempre fui família pra caramba. Gosto de namorar, já tive um relacionamento longo que só não deu certo. Hoje em dia, estou curtindo minha vida.

Como o relógio do tempo do Peter Pan parou, ele se sente um garotão e, se não mora mais com os pais, vai procurar uma casa perto, pra pedir socorro na arrumação. "Isso demonstra uma tremenda insegurança. Ele é do tipo que quer a casa arrumada, mas não vai ter o trabalho e se for casado, deixa tudo por conta da esposa e pede opinião até pra saber o cabelo está bom", diz a psicóloga.

Você conhece alguém assim?