18 de setembro de 2013

Sete hábitos de pessoas super felizes



Sorrir sempre

Mesmo que você não esteja se sentindo tão jovial, cultivar um pensamento feliz - e então sorrir com isto - pode aumentar os níveis de felicidade e torná-lo mais produtivo, de acordo com um estudo publicado no "Academy of Management Journal". E é importante ser verdadeiro com o sorriso, pois fingir pode piorar o humor!




Tentar ser feliz

É simples como parece: apenas tentar ser feliz pode impulsionar o seu bem-estar emocional, de acordo com dois estudos publicados no "Journal of Positive Psychology". Aqueles que ativamente tentam ser felizes têm os maiores níveis de bom humor.

Cultivar a resiliência

De acordo com o psicólogo Peter Kramer, a resiliência, e não a felicidade, é o oposto da depressão. Pessoas felizes sabem como se levantar de quedas. A resiliência, a capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos, é o que preenche os homens em momentos de sofrimentos inevitáveis. Como diz um provérbio japonês: "cair sete vezes e levantar oito".



Voluntariar-se

Mesmo com apenas 24 horas, pessoas positivas preenchem parte do tempo fazendo algo pelos outros, o que, em retorno, faz bem a quem pratica a ação. Uma pesquisa de longo prazo chamada "Transformando Vidas de Americanos" encontrou uma série de benefícios associados ao altruísmo. O trabalho voluntário é bom tanto para a saúde física quanto mental. 




Perder a noção de tempo

Quando você está imerso numa atividade que é desafiadora e revigorante, você experiencia um estado de alegria chamado "fluxo". Pessoas felizes se deixam levar, diminuindo o estado de consciência. Para atingir este estado de "fluxo", é preciso enxergar a atividade como voluntária, agradável, motivadora, e ela ainda requer habilidades desafiadoras com claros objetivos a serem atingidos.

Cercar-se de pessoas positivas

A alegria é contagiosa. A partir de estudos que duraram 20 anos, pesquisadores do Framingham Hear Study viram que aqueles cercados por pessoas positivas "são mais propensos a serem felizes no futuro". Isto já é o suficiente para livrar-se dos malas e passar mais tempo com pessoas inspiradoras.

Pequenos prazeres e vitórias

É importante celebrar realizações grandes e difíceis, mas as pessoas felizes dão atenção a pequenas vitórias também. Notar coisas simples que dão certo significa receber várias pequenas recompensas ao longo do dia, segundo a pesquisadora Susan Weinschenk. Além disso, pessoas felizes gastam tempo apreciando pequenos prazeres, seja tomar um sorvete ou passar tempo com o cachorro.