2 de abril de 2014

HOOPONOPONO


Conheça a técnica havaiana que purifica emoções e ameniza problemas


Eu queria me sentir mais tranquila, equilibrada, feliz e, com isso, lidar melhor com os problemas que aparecem no dia-a-dia. Eu sabia que se conseguisse me manter serena, teria mais condições de transformar os difíceis momentos de angústia. Para atingir esse objetivo, resolvi testar a técnica havaiana chamada Ho'oponopono. Muitos consideram um milagre, mas na verdade os resultados só dependem de nossa determinação, aceitação e desapego.
Há mais ou menos 10 anos recebi um e-mail que falava dessa proposta inovadora de autocura. Era um texto do escritor Joe Vitale. Ele contava sobre o psicólogo Dr. Ihaleakala Hew Len, PhD, que, ao ser encarregado de um pavilhão inteiro de pacientes insanos e criminais, resolveu utilizar seus conhecimentos havaianos e acabou curando todos, o que resultou no fechamento do próprio hospital.
Sem sequer ver os pacientes, o médico estudava a ficha do preso e, em seguida, trabalhava sobre si mesmo a fim de ver como ele havia criado a enfermidade dessa pessoa. Ou seja, o especialista avaliava quais aspectos daquele paciente ele reconhecia ou conhecia em suas memórias de vida. À medida que o especialista alcançava melhoras, se sentindo mais consciente, o paciente também melhorava.
VOCÊ É RESPONSÁVEL
A técnica se baseia na ideia de que tudo em nossas vidas é nossa responsabilidade absoluta, só podemos reconhecer o que já está dentro de nós. Ou seja, tudo em nosso mundo é de nossa criação. O fato de estarmos curando uma parte nossa, consequentemente cura tudo em volta.
Assim que li esse conceito achei bem fora do comum mas, ao mesmo tempo, parecia que alguma coisa ali fazia sentido para mim. Comecei timidamente e sem muitas informações a me familiarizar com a ideia de 100% da responsabilidade. Mesmo assim era difícil aceitar, pois curar criminosos mentalmente enfermos era muito para a minha cabeça. Se a história era realmente verdadeira, eu tinha que saber mais e me mantive procurando durante anos.
Sempre acreditei que meus pensamentos poderiam materializar as coisas em minha vida, mas havia algo nesta história que ainda não fazia conexão com minhas limitadas informações. Colocar a culpa em outra pessoa é muito mais fácil, isso eu já sabia. Agora faltava entender como isentá-la de sua própria escolha.
HO'OPONOPONO NA PRÁTICA
Com o passar dos anos, comecei a perceber que assumir a responsabilidade pelas coisas que aconteciam comigo facilitava muito algumas situações, além de me trazer um sentimento de amor, respeito ao próximo, aceitação e muito autoconhecimento.
Quando olhava os prontuários daqueles pacientes, o Dr. Len simplesmente, permanecia dizendo "Eu sinto muito" e "Te amo, obrigado", uma vez após outra. "Só isso?", você me pergunta? E eu lhe digo: só isso! Acontece que amar é a melhor forma de melhorarmos nós mesmos e nosso mundo. Faz algum sentido? Se a resposta foi "não", evite desistir. Apesar de ser difícil entender, este é um conceito precioso para você poder realmente mudar para melhor tudo em sua vida.
A verdade é essa: se você assume a completa responsabilidade por tudo que olha, escuta, saboreia, toca ou experimenta, pelo simples fato de estar em sua vida, você não só pode como deve se libertar, se purificar de todos os comportamentos repetitivos de memórias passadas que causam situações negativas. Tudo em seu mundo existe como projeções que saem do seu subconsciente. Até cerca de cinco anos de idade, recebemos as informações sem questioná-las. Somos apenas crianças adquirindo experiências completamente novas e guardando tudo no inconsciente. Depois disso é que começamos uma sequência interminável de repetições dos padrões assimilados, reforçando-os ainda mais com o passar dos anos.
O Dr. Len passou vários anos trabalhando e aprendendo - com a Srª. Morrnah Nalamaku Simeona, Mestra principal de Ho'oponopono de Identidade Própria - como através da repetição de poucas frases podemos curar a nós e aos próximos. Na porta de seu consultório ela tinha uma placa escrita "A paz começa em mim".
ACEITAÇÃO É A PARTE MAIS DIFÍCIL
O Ho'oponopono é usado no Havaí há 3 mil anos. Os sacerdotes levaram esta prática para a sociedade com o intuito de resolver problemas do dia-a-dia entre as pessoas. Era feito com toda a comunidade presente. Nessas ocasiões, as pessoas tomavam conhecimento dos conflitos que existiam naquele ambiente e repetiam as frases juntas. Com cada um realizando sua responsabilidade diante dos aspectos da situação que havia se apresentado, todos acabavam sendo beneficiados e se curavam das memórias e programações negativas internas.
"O problema não está nos outros, está em você, e para mudá-los, você é quem tem que mudar", já dizia a Srª. Mornah. Esta é uma realidade muitas vezes difícil de engolir. Mas aceitar essa proposta, é o melhor que pode fazer por você. Experimente durante um mês ou dois, todos os dias, todas as horas, o tempo todo repetir as frases e, aí sim, poderá sentir o que estou dizendo.
Recentemente parece que as portas de minha consciência se abriram para a assimilação desta ideia de uma forma mais profunda, que acaba sendo quase uma filosofia de vida. A minha insistência em saber mais sobre a técnica me trouxe uma nova perspectiva avançada sobre o que é a minha total responsabilidade, e como isso facilita meus relacionamentos. Também consegui vivificar nos momentos difíceis e de perdas profundas, um perdão, um amor e uma compaixão tão forte que resolvi me jogar de cabeça nesta experiência do Ho'oponopono de Identidade Própria.
Hoje em dia já acordo dizendo para o Ser Divino em mim, que é o mesmo em todos a minha volta: "sinto muito", "me perdoe", "eu te amo" e "obrigada", pois ainda tenho muitos aspectos que me trazem sofrimento. Se estes sentimentos ainda estão presentes é para eu me dar a oportunidade de purificar e transformar tudo em positivo para mim e para o outro.
Sei perfeitamente que este é um assunto para um livro inteiro, e mesmo assim podemos ficar com dúvida, pois temos a tendência irresistível de complicar tudo que é muito simples. Somos humanos!
O Buda já aconselhava: "Não acredite em nada do que eu diga antes de vivenciar".
PASSO-A-PASSO DA TÉCNICA
Não queira compreender ou ter o controle de nada. Simplesmente faca, acredite, experimente, tente realmente vivenciar na entrega total ao amor a sua Presença Divina.
·         1Reconheça que você é 100% responsável por determinada situação, mesmo quando for difícil. Se conscientize humildemente que você e o outro são iguais.

·         2Repita as frases abaixo até o problema se resolver em seus sentimentos e situações.
- Use o "sinto muito", quando se desculpar por ter colocado o outro nesta situação, que é de sua total responsabilidade.
- Fale "eu te amo" para declarar amor incondicional ao reconhecimento do Ser de Luz que mora em cada um de vocês..
- Diga "Obrigado(a)" pela oportunidade de ter se visto no espelho e por ter a possibilidade de purificar suas programações inconscientes.   
 3É muito importante fazer tudo isso sem o menor desejo e a menor preocupação de como ocorrerá em sua vida a limpeza ou a transformação de determinados problemas ou situações. Lembre-se que a cura se faz em seu inconsciente, logo seu consciente desconhece a razão mais profunda do problema, e desta forma fica impossibilitado de manipular sua mente. Entregue-se à experiência e pode ter certeza que brevemente vai alcançar benefícios infindáveis exercitando o perdão e o amor.
·