14 de outubro de 2014

Sua mente!

“De um lado, o moço escondido soluçava, baixinho, atrás da árvore grossa do parque. Do outro lado, o Velho ouvia o seu choro. De repente, o jovem escutou: – O vento sopra. Os rouxinóis cantam. Ao longe, escutam-se os risos das crianças.

O moço cessou o choro imediatamente e ficou prestando atenção. Pensou: é verdade, o vento sopra agora. Como um radar, a sua atenção passou a captar o canto dos rouxinóis: é verdade, os rouxinóis cantam agora. Numa atenção ainda mais acurada, bem ao longe, ouviu os risos e disse consigo: é verdade, as crianças riem agora. Timidamente, tirou a cabeça do esconderijo, procurando a voz. No outro lado da árvore, muito bem acomodado, ele viu o Velho sentado.

Sem olhar para trás, o ancião disse: - Onde estiver a sua atenção, ali estará sua mente mergulhada. Poderá ser como você, lamentando o passado, amargando o presente e temendo o futuro. Quando o tumulto emocional dominar a sua atenção, você pode perder o controle da mente e da vida, procurando culpados. 


Escute o que quiser, porém, você não precisa mais fixar sua atenção nesses pesadelos, porque esta é a sua pior escolha. A sua atenção é um dos segredos para ser feliz, realizado e ter a sua consciência desperta.