13 de junho de 2016

Como limpar o seu “lixo mental”


O primeiro passo é descobrir de onde vem esse monte de coisas tóxicas, inúteis e nocivas que estão dentro de você.

Esse “lixo mental” não estava em você quando você nasceu, são coisas adquiridas, tanto produzidas por nós mesmos como absorvidas do externo. Algumas das fontes mais comuns de lixo mental são:

1) Notícias ruins, sensacionalismo – você pode até já estar acostumado a ver violência, injustiça e crimes no noticiário e achar que não se importa, mas de alguma forma as ideias de que o mundo é um lugar ruim e cheio de sofrimento, que a vida é difícil e tudo está errado entram no seu subconsciente e enchem sua mente de medo, preocupação, desesperança e perspectivas negativas.

2) Seguir a boiada – já parou para pensar se as coisas que você faz no dia a dia fazem mesmo sentido para você ou se você faz apenas porque todo mundo está fazendo? Ter uma rotina cheia de escolhas que não significam nada para você acaba preenchendo a sua vida de coisas vazias, sem utilidade e sem sentido. Sabe em que isso vai se transformar na sua mente? Em lixo.

3) Reclamações (suas e de outras pessoas) – quanto mais você reclama, mais motivos encontra para reclamar (isso é comportamental e também é Lei da Atração). Conviver com pessoas que só reclamam também faz com que sua mente se encha de lixo, pois você acaba absorvendo parte daquela negatividade.

4) Convivência com pessoas pessimistas, negativas, mal humoradas – se você é sensível como eu, sabe que é muito difícil não se afetar pela negatividade dos outros. Ter que conviver com pessoas que só falam sobre como tudo está ruim, demonstram mau humor o tempo todo e tratam os outros com agressividade nos faz muito mal, e de alguma forma acabamos afetados mentalmente por aquela energia.

5) Ansiedade – encher sua cabeça de preocupação por coisas que não aconteceram, criar histórias horríveis na sua mente, achar que algo muito ruim vai acontecer… tudo isso gera pensamentos que dominam a nossa mente, não deixando espaço para que nada de positivo entre.

6) Guardar mágoas – tem gente que acha que guardar mágoa “faz parte” e fica ressentido por dias, meses, até anos com alguém ou com algo que aconteceu. Acaba transformando aquilo que a magoou em algo muito maior do que realmente é e carregando a mente de pensamentos raivosos, vingativos ou tristes.