21 de outubro de 2016

Gestão de carreira: a proximidade da aposentadoria







Existem 2 momentos cruciais na vida: o primeiro é quando nascemos. O segundo é quando descobrimos o motivo pelo qual viemos ao mundo e, a partir daí, enfrentamos o desafio de traçar contínuos objetivos e nos posicionar de modo convergente com quem somos e com o que, realmente, queremos até o fim de nossas empreitadas.

No plano de gestão de carreira, com a proximidade da aposentadoria, muitos profissionais sofrem um dilema: 
  1. Definir um norte e tomar a decisão de construir uma nova realidade 
  2. Viver reféns de um futuro indefinido, convivendo com um fluxo contínuo de preocupações diversas


Muitos registram esse momento como perda de uma condição alcançada e acabam padecendo de grande sofrimento e desgaste emocional.


Independente da configuração, aposentar-se é uma certeza em qualquer trajetória profissional. Se você deseja ter um final de carreira feliz, a melhor maneira de consegui-lo é preparar-se, com maturidade, para vivê-lo.



- Desde já defina qual a vida que você quer ter quando se aposentar. O seu futuro precisa ser desenhado com requinte de detalhes desde agora. Pessoas previdentes conseguem usufruir melhor quando o futuro.


- Não economize nos benefícios e alegrias que você espera ter quando da sua aposentadoria. 


- Cultive o hábito de poupar e defina o que gostaria de realizar, considerando o valor a ser gasto conforme a idade atual, renda pretendida e objetivos futuros. Disciplina é fundamental. 


- Prepare-se no contexto físico, emocional e financeiro, visualizando as mudanças através de perspectivas positivas.