12 de julho de 2022

Mulheres



Noticias recentes e notícias desde sempre sobre a fragilidade de ser mulher em um mundo doente e intoxicado traz uma tristeza sem fim e uma falta de esperança gigantesca para todas nós.

Triste também é constatar que sempre foi assim e que assim será por muitos e muitos anos.

Difícil entender e complicado de aceitar.

A história do médico anestesista que estuprou a paciente durante o parto não é um caso isolado. Sabemos que não foi a primeira vez que ele fez isso e ela não foi a única que sofreu esse tipo de absurdo.

Também é triste saber que em breve um advogado irá defende-lo e que ele será solto. Talvez sofra alguma penalidade do conselho de medicina, mas a vida dele vai seguir. Logo mais ele voltará a fazer postagens motivacionais como consumava fazer.

Triste é se perguntar onde estão João de Deus e o Roger Abdelmassih e lembrar que estão soltos. Estão sendo tratados por "distúrbios mentais". Sabemos muito bem que não é bem esse o caso.

Infelizmente, a cadeia alimentar que podemos observar na "selva" também se instalou na sociedade, nas famílias e no meio corporativo.

Eu mesma conheci um "predador" em um dos locais que trabalhei. Ele é adorado, aplaudido, reconhecido e muito lucrativo. Entrar em choque com ele é perder tudo: o tempo, o emprego e a esperança. A única saída é a saída mesmo. Nesse caso o próprio departamento de recursos humanos fortalece (e protege) a cultura do assédio e pasmem, todos sabem do que ocorre lá dentro. Quem tentou ir contra, dançou.

O caso (também recente) do presidente da Caixa Econômica Federal nem chocou tanto assim a sociedade e o mundo corporativo nem fez muito alarde. Existem gravações, várias testemunhas e o cara simplesmente negou tudo e o barco seguiu. Sou levada a aceitar mais uma vez que é "assim que a banda toca" e não há muito o que se possa fazer.

O machismo e o predadorismo sempre existiram, em todas as esferas da vida e da sociedade. Vejo mulheres lutando para mudar essa realidade e sinto um mix de sentimento: um pouco de esperança e um pouco de tristeza.

Mesmo na família o machismo é praticado e é bonito. O homem sempre pode tudo. É bonito trair, fazer piada e diminuir as mulheres. A mãe desses filhos machistas adoram essa masculinidade.

Apesar de toda tristeza e falta de esperança eu vim até aqui escrever esse texto para compartilhar com minhas amigas.

E eu sei que se conselho fosse bom, seria vendido!!

Mas aqui vai: se cuidem, se amem, se protejam (de tudo e de todos), não se iludam, não se submetam e situações desconfortáveis, não dependam dos homens para nada, sonhem alto e corram atrás dos seus sonhos. Não se casem e nem tenham filhos para agradar seus pais, seus avós ou a sociedade. Façam se tiverem vontade e saibam que o peso maior vai cair sobre vocês, sempre! Não se sintam obrigadas a ficarem perto de pais, irmãos ou agregados que te colocam para baixo. Leiam, estudem, invistam em autoconhecimento, tenham amigas, se defendam e cuidem uma das outras.

Eu sinto muito pelos acontecimentos ocorridos desde sempre, sinto mesmo.

Peço a Deus que nos proteja, nos de força e sabedoria para seguir em frente.

Termino esse desabafo com duas preces para todas nós:

Ave Maria cheia de graça. O senhor é convosco e bendita és entre as mulheres. Bendito é o fruto do vosso ventre. Amém.


Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigada